terça-feira, 1 de abril de 2008

Greve dos Professores

Como todos sabem, na última terça-feira, 01/04, aconteceu a paralização dos professores no DeArtes.
Foi realizada uma reunião interna para discutir o indicativo de greve, contando com a presença de um professor do Curso de História, que apresentou a atual situação da representação docente nacional e da UFPR. Estavam presentes também integrantes do CAMURCS e CAEDA.

Existem atualmente dois "sindicatos" "representando" os professores das Federais no Brasil. Essa greve está sendo sugerida pelo mais antigo, a ANDES ( Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior ), por sua vez representada aqui pela APUFPR ( Associação dos Professores da UFPR ). Porém existe outra associação, a PROIFES ( Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior ) que surgiu em 2004, que também se diz representante dos Docentes.

A questão toda dessa greve é que ambas associações, no ano passado, entraram em um acordo com o Governo Federal, para que um reajuste salarial de X por cento ( entre outras questões, que incluem por exemplo, plano de carreira) fosse realizado até 2010. Porém, a ANDES se retirou deste acordo, pouco antes do mesmo ser firmado. E o que acontece agora é que a PROIFES, junto à outras associações, firmou este acordo com o Governo e a ANDES não concorda. E essa greve puxada pela ANDES teria o objetivo de anular este acordo e recomeçar, do zero, as negociações dos salários.

Bom, o indicativo de início da greve é para o dia 15 de Abril, antes disso a APUFPR tem que realizar uma assembléia com os professores para decidir se essa greve vai acontecer na UFPR ou não.

Confira os dois lados da história:

Entre no site da PROIFES --> http://www.proifes.org.br/
e no da ANDES --> http://www.andes.org.br/

Nenhum comentário: